segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Câmara decidirá hoje (14) sobre doação de terras para construção da Faculdade de Medicina de Jacobina

À partir das 9h desta segunda-feira, 14 de setembro de 2015, a Câmara Municipal de Jacobina estará em sessão, para decidir a votação do Projeto de Lei nº 019, de 11 de agosto de 2015, encaminhado pela Prefeitura de Jacobina que autoriza o município a doar terreno a Faculdade Ages. Vereadores da oposição questionaram o tamanho da área e a edil Rose Juvêncio encaminhou uma emenda ao PL, pedindo revisão.

Na última quinta (10), uma comissão da câmara de vereadores, de oposição e situação formada por: Ramon Santos, Tiago Dias, Fábio Miguel, Batista, Rose, Jane Márcia, Cecílio Jr e Clériston Dias, estiveram visitando a Faculdade Ages em Paripiranga, onde buscaram mais informações sobre a implantação do Curso de Medicina pela Ages em Jacobina.

Após visita nas dependências da Ages, os vereadores se reuniram com o diretor José Wilson dos Santos, que iniciou dizendo que a Ages não está se instalando em Jacobina com o objetivo de levar vantagem de qualquer natureza. Falou que se a doação causa insatisfação a qualquer ser humano, ele abre mão do terreno.

Em sua fala, professor Wilson disse que esteve em Jacobina de helicóptero e acabou visualizando do alto o terreno. Disse ainda que dinheiro pra comprar um terreno não irá fazer falta, irá apenas lamentar, pois adorou o local e que já idealizou até a fachada da faculdade no terreno alto, próximo da pista e de ótimo acesso.

Wilson falou aos presentes que pretende criar um projeto com visão de futuro, iniciando com medicina e ampliado para 24 cursos presenciais. Para justificar a necessidade da área de 60 tarefas, deu como exemplo a área utilizada de 80 tarefas em Paripiranga, apenas para os cursos de agronomia e medicina veterinária, com irrigação, pastos, baias, um projeto tipo fazenda. Deixou claro que não irá implantar os cursos de medicina veterinária e agronomia de imediato, mas, que pretende preparar a estrutura agregada para quando receber a autorização do MEC.

A Faculdade Ages existe há 14 anos na cidade de Paripiranga que tem 7 mil habitantes na sede. A Ages contribui muito com o crescimento e a economia da pequena Paripiranga, pois tem 7 mil estudantes em 24 curso que são de 70 cidades da região.

"O que é um pedaço de chão para a promoção do progresso" foi o que questionou o Jacobinense Manuel Braz, que estuda psicologia na Faculdade Ages durante entrevista ao nosso site. Quem visita a Ages em Paripiranga fica realmente encantado com o grandioso projeto, que deverá ser implantado na Cidade do Ouro.

Agora é aguardar a votação, pra saber se o professor José Wilson terá o terreno doado pelo município de Jacobina como contrapartida.

Fonte: Augusto Urgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário