sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Capela do Alto Alegre realiza a II Conferência de Políticas Públicas para Mulheres


Com o tema: ‘’Mais direitos, participação e poder para as mulheres’’, a Conferência contou com participação expressiva das mulheres da região, que se juntaram para discutir e propor ações para o fortalecimento e empoderamento da classe.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Capela do Alto Alegre, por meio da Prefeitura Municipal, realizou nesta quinta-feira (17) a II Conferência de Políticas Públicas para Mulheres. As Conferências municipais estão percorrendo os 14 municípios da Bacia do Jacuípe, e assim como a Estadual são frutos da luta dos movimentos de mulheres e feministas ao longo dos anos na busca por mais direitos e igualdade.


São durante as conferências que as mulheres discutem ações e propostas que possibilitam o desenvolvimento social, político e econômico. Com o tema: ‘’Mais direitos, participação e poder para as mulheres’’, o debate em Capela não foi diferente, mais de 70 mulheres, da sociedade civil e do Poder Público se reuniram com o objetivo de propor políticas que contemplem a igualdade de direitos em todos os espaços e o fortalecimento e a manutenção dos direitos já conquistados.


Maria Alice Bittencourt, da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia– SPM/BA ressaltou a importância das mulheres no cenário político e citou algumas conquistas e desafios alcançados nas Conferências:

  
‘’As conferências reafirmaram os princípios norteadores da Política Nacional para as mulheres: autonomia em todas as dimensões da vida, busca de igualdade efetiva, respeito à diversidade, o combate a todo tipo de discriminação, caráter laico do Estado, participação ativa das mulheres em todas as fases da política pública (...). É importante o fortalecimento e a efetivação das mulheres no poder legislativo. É preciso que saibamos usar esses espaços para nos dá voz’’.

  
Dividido em quatro eixos temáticos, diversas propostas foram construídas, e serão levadas para Conferência Territorial, que ocorre nos dias 23 e 24 de Setembro no município de Pintadas, entre elas estão:

  
  • Criação de um Fórum Municipal para debater assuntos relacionados ao empoderamento da mulher e sua participação no sistema político;
  •  
  • Promover cursos de formação política para mulheres, com o objetivo de esclarecer sobre o funcionamento do sistema político;
  •  
  • Assegurar a permanência da Polícia Civil nos fins de semana no município;
  • Reativação do Núcleo de Atendimento a Mulher – NAM, com a Coparticipação do Estado e Governo Federal, para todo o território, capacitando os profissionais;
  • Criação de Casas de Passagem com suporte de equipe multidisciplinar;
  • Criação do Conselho Municipal da Mulher;
  • Divulgar e fortalecer o departamento de gêneros para o desenvolvimento das políticas para as mulheres;
  • Implantação de projetos voltados para as necessidades das mulheres no âmbito da saúde, educação e lazer;
O ciclo de Conferências Municipais está chegando ao fim, nesta sexta-feira (18) acontece a do município de Pé de Serra, e na próxima semana a territorial da Bacia do Jacuípe.

Redação e fotos: Mirian Oliveira 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário